ABREE no lançamento do Programa Lixão Zero

A ABREE participou na terça-feira (30/04) em Curitiba do evento de lançamento do programa Lixão Zero do Ministério do Meio Ambiente, que visa acabar com os lixões no Brasil.

 

No evento a ABREE disponibilizou ponto de coleta para recebimento e destinação final ambientalmente adequada de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos municípios, além de tirar dúvidas sobre o processo de logística reversa e manufatura reversa desses produtos.

 

Segundo a organização do evento, a cidade de Curitiba foi escolhida para o lançamento do programa por ser uma referência no processo de gestão de resíduos, durante o evento o ministro do Meio Ambiente Ricardo Sales e a Abrelpe assinaram Acordo de Cooperação para elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

 

O programa Lixão Zero

 

O Programa Nacional Lixão Zero é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que visa atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com o objetivo de eliminar os lixões existentes no país e apoiar os municípios em soluções mais adequadas de destinação final dos resíduos sólidos, como os aterros sanitários.

 

O programa é dividido em cinco partes. Na primeira, faz um diagnóstico do problema dos resíduos sólidos no Brasil. Na segunda, apresenta a situação desejada relativa à gestão integrada dos resíduos. Na terceira, cita indicadores para auxiliar o monitoramento dos avanços relativos à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

Na quarta, o programa destaca os eixos de implementação para a concretização da situação desejada. Na quinta e última seção, é apresentado o plano de ação com as medidas prioritárias e detalhadas para enfrentamento da realidade dos resíduos sólidos urbanos no país.

Para cada ação, são apresentadas as justificativas, os objetivos, os indicadores, o orçamento, o prazo de conclusão e os responsáveis pela execução dos trabalhos.

 

 

Fonte: ABREE e MMA