No primeiro semestre de 2024, a ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos - realizou 10 campanhas de arrecadação de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e seus componentes para reciclagem em diversas localidades do Brasil. Essas campanhas resultaram na arrecadação de mais de 37 toneladas de produtos, que foram encaminhados para o sistema de logística reversa, desempenhando um papel fundamental na educação ambiental e na conscientização da população. 

 As campanhas de arrecadação aconteceram em Ribeirão Preto (SP), Francisco Morato (SP), Macapá (AP), São Bernardo do Campo (SP), Jaú (SP), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Foz do Iguaçu (PR), São João da Boa Vista (SP) e Presidente Prudente (SP). 

 A gerente de relações institucionais da ABREE, Helen Brito, destaca a importância das parcerias para a conquista atingida no primeiro semestre: “Este início de 2024 foi muito interessante para a ABREE. Conseguimos parcerias importantes com grandes cidades que nos ajudaram a arrecadar muitos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Claro que a participação ativa dos munícipes foi fundamental para conquistarmos este marco, durante estes seis meses de campanhas. A destinação correta deste montante de resíduos, com certeza, fará a diferença no meio ambiente e todas as vantagens que a logística reversa traz para a população”. 

 A iniciativa busca incentivar o descarte ambientalmente correto, sendo uma parte essencial do plano de comunicação e educação ambiental não formal da ABREE. A entidade tem se dedicado a desenvolver a logística reversa, começando com a educação ambiental para sensibilizar os consumidores sobre a importância do descarte adequado desses materiais, promovendo assim o início do processo de logística reversa. 

 Atualmente, a ABREE, em parceria com seus colaboradores do ecossistema, dispõe de quase 3.600 pontos de recebimento distribuídos em mais de 1.300 municípios brasileiros. No site da associação, é possível localizar o ponto de recebimento mais próximo realizando uma busca pelo CEP. 

 Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento