No dia 14 de outubro de 2019, foi comemorado internacionalmente o 2° Dia Internacional dos Resíduos Eletroeletrônicos (International E-waste Day – IEWD). A unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e a Universidade de São Paulo (USP) realizaram uma série de palestras sobre o tema, com a participação de empresas que atuam na reciclagem. O evento aconteceu presencialmente e por videoconferência entre duas instituições organizadoras.

A data foi estabelecida pelo WEEE-Forum, uma organização sem lucrativos, fundada em 2002, que representa 36 milhões mudais que atuam na gestão de resíduos e de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE ou WEEE, em inglês). Desde sua fundação, a entidade conseguiu coletar e destinar mais de 21 Mt de REEE. O Brasil gera anualmente cerca de 1,5 Mt de REEE e há uma demanda concreta por soluções sustentáveis e eficientes.

A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônico e Eletrodomésticos (ABREE) participou com uma palestra sobre as dificuldades de implementação da logística reversa.

A primeira edição do Seminário “Mineração Urbana e Economia Circular na Mineração” aconteceu no dia 16 de outubro de 2019, no auditório térreo do Ministério de Minas e Energia -MME, das 8h30 às 18h e teve por objetivo reunir atores e empresas que atuam nesse tema a fim de estabelecer parcerias, integrar as diversas iniciativas em escala piloto e abordar a questão em caráter nacional.

Com o apoio da ONU-Habitat, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e da Secretária de Tecnologias Aplicadas (MCTIC), o evento é organizado pelos membro participantes do grupo de estudo Mineração Urbana e Economia Circular na Mineração, composto pela Secretária da de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME). Instituto Brasileiro se informação em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (Ibit/MCTIC). Secretária de Empreendimento e Inovação (SEMPI/MCTIC), Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/MCTIC), e Instituto Brasília Ambiental (IBRAM).