Fundada em 2011, a ABREE, ou Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, é uma entidade gestora sem fins lucrativos. Como a mais antiga e representativa entidade do setor, a ABREE atua na definição e organização do gerenciamento de resíduos sólidos, implementando sistemas coletivos de logística reversa e promovendo economia de grande escala ao reduzir os custos operacionais e de transações. Com 29 Associados, que representam 98 marcas - o que corresponde a 85% do volume e peso total de eletroeletrônicos e eletrodomésticos colocados no mercado brasileiro. Esses associados, junto à ABREE atuam para a criação de um ecossistema sustentável de logística reversa no Brasil.  A entidade é responsável pelo gerenciamento do sistema através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, para a implementação de sistemas coletivos de logística reversa, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia que são responsáveis para a viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país.

Em celebração ao Dia Internacional dos Resíduos Eletroeletrônicos – a ABREE anuncia os bons resultados do seu plano de expansão de pontos de recebimento de 2020.  A ABREE agora conta com mais de 1.200 pontos de recebimento, que estão em implementação à nível nacional em todos os estados.  Com isso, a entidade ampliou sua atuação para nível federal e, por meio de parcerias estratégicas, apresentou crescimento de 1.279% na implementação de pontos de recebimento. 

Para tal anúncio, no dia 14/10, a gerente da ABREE, Mara Ballam, participará de um ciclo de palestras com especialistas no assunto, promovido pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/MCTI). Na ocasião, acontecerá uma rica troca de experiências sobre o atual panorama desses resíduos no Brasil e perspectivas para uma gestão mais circular e sustentável nesse segmento. 

 Completam as atrações promovidas pela entidade para conscientização da população sobre a logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, um bate-papo entre Mara Ballam e Fabrício Soller, - Advogado especialista em Direito do Ambiente e Direito dos Resíduos – com o jornalista Flávio Xandó em seu canal do YouTube, chamado PapoFácil, sobre os principais desafios da logística reversa no Brasil e o papel de todos os envolvidos nessa cadeia para um ecossistema sustentável de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.