Plano de Comunicação e Educação Ambiental - não formal | PCEA

Públicos-alvo

Objetivos

Estratégia

Canais de Comunicação

Consumidores

Conscientizar e educar a população sobre o descarte ambientalmente adequado dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

*Campanha para educação e conscientização ambiental.
*Campanhas itinerantes de arrecadação em diferentes cidades do país.
*Utilização de diferentes meios de comunicação para educar, conscientizar e promover iniciativas de arrecadação da ABREE e seus parceiros.

* Site ABREE.
* Redes sociais da ABREE.
* Mídia espontânea via imprensa.
* Midia digital.
* Televisão e rádio.
* Eventos e Palestras.
* Campanhas itinerantes de arrecadação.

Fabricantes e importadoras
(mercado e associadas)

Engajar os fabricantes para que apoiem e promovam as iniciativas da ABREE, ajudando a garantir a gestão de resíduos eletroeletrônicos e eletrodoméstico (pós-consumo, de uso

* Manter as associadas informadas das iniciativas da ABREE.
* Oferecer suporte para alinhamento de mensagens da comunicação entre todas as associadas.
* Incentivar que as associadas compartilhem e promovam as iniciativas realizadas pela ABREE em prol da educação e conscientização ambiental dos consumidores.

* Informativos trimestrais com os dados e informações das iniciativas da ABREE.
* Produção e distribuição do SELO Abree com as associadas para auxiliar na divulgação do sistema para com os consumidores.
* Reuniões da Diretoria de Comunicação e Educação Ambiental.

Varejistas (mercado e associados)

* Atrair e engajar o varejo para exercerem seu papel no ecossistema de reciclagem ao atuarem como ponto de recebimento pós-consumo.

* Incentivar os varejistas que compartilhem e promovam as iniciativas conjuntas realizadas pela ABREE em prol da educação e conscientização ambiental dos consumidores.

* Mídia espontânea via imprensa das iniciativas parceiras.
* Compartilhamento de materiais de divulgação para o devido atendimento aos consumidores nos pontos de recebimento.
* Reuniões para qualificação e engajamento.

Parceiros (Recicladores, Cooperativas de Catadores, Pontos de Recebimento).

* Atrair mais parceiros, interessados no potencial que a reciclagem de produtos de grande porte oferece

* Mapear e capacitar recicladores, cooperativas e pontos de recebimento em todos o país

* Divulgação das iniciativas para imprensa e nas redes sociais da ABREE

* Mídia espontânea - via assessoria de imprensa da ABREE

* Redes sociais da ABREE

* Redes sociais dos parceiros

* Materiais impressos para distribuição nos pontos de recebimento

Formadores de opinião (gestores públicos), lideranças de entidades e associações e gestores municipais

Atrair mais parceiros, interessados no potencial que a reciclagem dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos podem oferecer.

* Engajar as cooperativas e pontos de recebimento em todos o país. * Divulgação nos diferentes meios de comunicação da ABREE.

* Campanha itinerante de arrecadação em diferentes cidades do país.
* Mídia espontânea via imprensa.
*Redes sociais da ABREE.
* Encontros de relacionamento com jornalistas.
*Reuniões para qualificação e engajamento do gestores públicos.