ABREE elenca dicas importantes para conquistar um mundo melhor

ABREE elenca dicas importantes para conquistar um mundo melhor

Cada vez mais tem sido importante criar na sociedade a consciência de que o consumo exagerado influencia negativamente a luta pela conservação do meio ambiente. Em vista disso, são projetos e ações que movimentam milhares de pessoas e entidades sobre a temática. A ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – encabeça muitas destas iniciativas em mais de 1,3 mil municípios brasileiros!

A sustentabilidade é a protagonista de todas as ações que envolvem o dia 15 de outubro como um marco importante: Dia do Consumo Consciente. Criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2009, tem como objetivo chamar atenção da população para os riscos do consumo excessivo.

Para ajudar você a melhorar sua relação com consumo e o impacto que isso pode ter no meio ambiente, a ABREE separou algumas dicas que, segundo o presidente executivo da entidade, Sergio de Carvalho Mauricio, “(...) produzem um impacto positivo sobre a sociedade. Criar uma cultura de consumo, que seja mais responsável, é fundamental. Vale destacar que os famosos 5 R’s da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, já fazem parte da mentalidade do consumidor moderno e as empresas que desenvolverem rapidamente a economia circular terão uma forte vantagem competitiva”, disse.

Confira as dicas preparadas pela ABREE:

  • Compre apenas o necessário: antes de realizar qualquer compra é importante analisar se realmente é mandatório adquirir o item escolhido, assim pode ser evitado compras por impulso e acúmulos de produtos sem uso.
  • Procure por empresas/marcas sustentáveis: quando realizar uma compra outro fator relevante é analisar a procedência do produto, por exemplo, como é feito e quais são os componentes utilizados na fabricação, isso vai ajudar entender sobre a vida útil e o processo de reciclagem.
  • Realize o descarte ambientalmente correto: Por fim, é fundamental tomar cuidado no pós-consumo. Cada produto se enquadra em um tipo de reciclagem. Portanto, pesquise qual a forma correta de realizar o descarte.

Quando o assunto é os eletroeletrônicos e eletrodomésticos em fim de vida útil, a ABREE coloca à sua disposição mais de 4,5 mil pontos de recebimento em todo o Brasil.

Veja aqui o ponto mais próximo de você!