A última sexta, 13/08, foi considerada um marco importante para a criação de operações mais prósperas e ambientalmente corretas de tratamento dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que já não têm mais uso. Esta afirmação só é possível, graças à assinatura do Termo de Cooperação entre a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, ABREE, e a prefeitura de Vitória. O evento para assinatura contou com a presença do Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, autoridades locais, incluindo o Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e o representante da Secretaria Geral de Serviços, Leonardo Amorim, ao lado do presidente da ABREE, Sérgio de Carvalho. 

Com isso, a capital do Estado do Espírito Santo se tornou a primeira cidade do Sudeste a implantar a Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos para todos os tipos e portes de produtos. De acordo com o prefeito Lorenzo Pazolini, “Esse é um compromisso da Prefeitura de Vitória com a atual e futura gerações. Além disso, esse é um trabalho social, pois todos esses eletrodomésticos retornam para a casa de pessoas que mais precisam. Além da questão ambiental, estamos também focados no social. Estamos garantindo sustentabilidade e ao mesmo tempo dignidade".

Já para o presidente da ABREE, este passo é fundamental para a conscientização do poder público, do setor privado e da sociedade civil. “Estamos animados de ver que Vitória começará uma nova etapa de suas políticas regionais de reciclagem. Acreditamos que com essa parceria será possível ampliar e investir em novas ações para que a conscientização se torne um hábito valioso para a população, o que também possibilitará maior redução de recursos naturais, facilitará a criação de profissionais capacitados e dará andamento às metas do decreto vigente para a região Sudeste do País", disse.

Confira nos links abaixo a repercussão em alguns veículos regionais:

ESTV – 2ª EDIÇÃO – 16.08.2021
https://globoplay.globo.com/v/9770185/

CC NEWS BRASIL ONLINE - ES
https://ccnewsbrasil.com/publicacao/vitoria-e-a-1a-cidade-do-sudeste-a-adotar-a-logistica-reversa-1628970790 

ES HOJE ONLINE - ES
https://eshoje.com.br/acordo-de-cooperacao-pretende-reciclar-100-do-lixo-eletronico-de-vitoria/

VITÓRIA NEWS - ES
https://www.vitorianews.com.br/sustentabilidade/noticia/2021/08/pazolini-assina-contrato-de-cooperacao--com-abree-e-vitoria-e-a-1-cidade-do-sudeste-a-adotar-a-logistica-reversa-434001.html

TRIBUNA ONLINE - ES
https://tribunaonline.com.br/lixo-eletronico-de-vitoria-vai-ser-enviado-de-volta-as-fabricas 

Fonte: Assessoria de Imprensa ABREE (com informações do CC News Brasil Online, ES Hoje Online, Vitória News e Tribuna Online)

Veja Também