Quer acessar e baixar todos os nossos materiais?

Preencha o formulário para ter acesso e ficar por dentro de tudo que rola por aqui.
Já tem uma conta? Faça login
Ao clicar em "Criar conta", você concorda em receber as nossas comunicações e autoriza o uso dos seus dados conforme a nossa política de privacidade. Você pode acessar, corrigir ou excluir os seus dados a qualquer momento.

A ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos deu início, em agosto, à campanha “Rumo à COP30 – Arrecadação dos Resíduos Eletroeletrônicos”, em parceria com o Governo do Pará e a Prefeitura de Belém. A ação tem como objetivo estimular a educação ambiental e o descarte consciente de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, em preparação para a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém em 2025.

 

Educação ambiental nas escolas de Belém

Entre os dias 18 e 22 de agosto, cinco escolas da rede municipal da região de Mosqueiro (PA) participaram de uma gincana educativa. A iniciativa envolveu alunos, professores e a comunidade escolar em atividades sobre a importância da logística reversa e da reciclagem de eletroeletrônicos.

 

As instituições participantes foram:

 

  • EMEF Anna Barreau Meninea

 

  • EMEF Quilombola de Sucurijuquara Arlinda Gomes
  • EMEF Donatila Santana Lopes

 

  • EMEF Integral Maria Madalena Travassos
  • EMEF Lauro Chaves

 

A escola com maior volume de resíduos arrecadados será premiada, assim como o aluno autor da melhor redação sobre o tema. A cerimônia de premiação está marcada para 29 de agosto, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da ABREE.

 

Drive-thru de coleta de resíduos

No dia 30 de agosto, a campanha promove um drive-thru de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos na Praça da República, em Belém. O evento acontece das 9h às 16h e possibilita o descarte correto de equipamentos como celulares, computadores, televisores, eletrodomésticos de linha branca e outros itens.

A operação contará com uma estrutura dedicada para receber os materiais e será conduzida por representantes da ABREE, operadores logísticos e parceiros locais, garantindo a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

 

Apoio de empresas parceiras

A iniciativa tem o apoio de empresas como Atlas Eletrodomésticos, Fujifilm, TIM e Magalu, que contribuem com prêmios, suporte logístico e incentivo à participação da comunidade.

De acordo com Robson Esteves, presidente da ABREE, a campanha é um convite à mobilização coletiva:

“Estamos unindo educação, sustentabilidade e participação comunitária para mostrar que todos podem contribuir com o meio ambiente a partir de atitudes simples e responsáveis. Em um momento em que Belém se prepara para sediar a maior conferência climática do planeta, queremos reforçar o papel transformador da logística reversa e da reciclagem no combate às mudanças climáticas”.

 

Compromisso com sustentabilidade e COP30

Com a campanha “Rumo à COP30”, a ABREE reforça o compromisso do Pará com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a economia circular e a luta contra as mudanças climáticas.

O projeto também fortalece a importância de preparar a sociedade para a COP30, evento que colocará Belém no centro das discussões globais sobre o futuro ambiental do planeta.

 

Serviço – Como participar da campanha

  • Gincana nas escolas: 18 a 22 de agosto | Premiação: 29 de agosto

  • Drive-thru de coleta: 30 de agosto, das 9h às 16h | Local: Praça da República (Av. Presidente Vargas, esquina com Rua da Paz)

Itens que podem ser descartados: celulares, fones de ouvido, geladeiras, máquinas de lavar, televisores, fogões, micro-ondas, ferramentas, rádios, videogames, computadores, entre outros.