Os eletroeletrônicos e eletrodomésticos constituem elementos presentes em nosso cotidiano, mas também representam uma significativa fonte de resíduos. Quando não descartados de maneira apropriada, esses resíduos podem acarretar diversos problemas ambientais, tais como a poluição do solo, da água e do ar. 

 A logística reversa configura-se como um processo de administração da cadeia de suprimentos que almeja assegurar a coleta, o transporte, o tratamento e a disposição adequada dos resíduos. No contexto dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, o sistema se torna imprescindível para prevenir a contaminação ambiental e garantir o correto destino desses resíduos. 

 O processo de reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos possibilita a recuperação de materiais como metais, plásticos, vidros e componentes eletrônicos. Esses materiais podem ser reintegrados à fabricação de novos produtos, contribuindo assim para a redução da extração de recursos naturais e da geração de resíduos. 

 Frente a esse contexto, visando estimular a participação dos consumidores no sistema de logística reversa, a ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos - engaja-se em diversas iniciativas educativas e de conscientização. 

 Live – Logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos 

Nessa semana, a ABREE participou da transmissão ao vivo promovida pelo Portal Sustentabilidade, abordando a relevância da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A live contou com a presença de Helen Brito, Gerente de Relações Institucionais da ABREE, e foi conduzida por Jaqueline Gomes, engenheira ambiental e diretora de conteúdo do Portal Sustentabilidade.  

 Para assistir à live na íntegra, acesse aqui