Objetivo é dar a destinação ambientalmente correta para os equipamentos em fase final de vida útil

Objetivo é dar a destinação ambientalmente correta para os equipamentos em fase final de vida útil

Uma das preocupações que todos nós teremos algum dia é de como descartar corretamente os eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo.  E para solucionar este problema que o Decreto Federal 10.240/2020, juntamente com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), foram criadas.

Diante disso, a próxima participação da ABREE em prol do recolhimento destes produtos acontecerá no próximo sábado, 4/3, na Praça Ari Luz na cidade de Minas do Leão, no Rio Grande do Sul. Das 8h às 17h, toda a população poderá descartar corretamente os eletroeletrônicos e eletrodomésticos em fim de vida útil.

Essa legislação estabelece metas para a realização da logística reversa dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, a fim de criar e apoiar ações de conscientização para informar e dar condições para população realizar o descarte adequado, seja por meio da iniciativa privada, órgãos públicos ou entidades, como a ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, que disponibiliza mais de 5 mil pontos de recebimento presente em quase 1,4 mil municípios.

A gerente de relações institucionais da ABREE, Helen Brito, explica a importância de ações como está em todo o Brasil. “Para ajudar a criar uma cultura de descarte ambientalmente adequada, a realização de parcerias com o Poder Público é essencial para viabilizar as campanhas de arrecadação. Essas ações permitem levar informação e condição para a população dar início ao processo de logística reversa, para que assim esses resíduos sejam reinseridos em novos ciclos produtivos. Com isso, todos são beneficiados com as melhorias ao meio ambiente e à saúde humana”, ressalta.

Atualmente, a ABREE possui 676 pontos de recebimento espalhados no estado do Rio Grande do Sul, sendo um no município Minas do Leão. Essas ações e serviços disponíveis para a população colaboram diretamente para o meio ambiente, visto que tem o potencial de reduzir a poluição e emissão de gases nocivos os mares, rios e vias.