A ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, além da Fundação do ABC (FUABC), promove um drive-thru neste sábado, 27 de abril, das 10h às 17h, com o objetivo de incentivar o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo.
Os moradores terão a oportunidade de descartar eletroeletrônicos que não têm mais utilidade, como computadores, impressoras, cabos, telefones, carregadores, além de eletrodomésticos como fogões, geladeiras, máquinas de lavar, entre outros produtos.
O descarte dos resíduos será realizado sem precisar sair do veículo, seguindo o formato de drive-thru. O ponto de recebimento estará instalado no estacionamento do Ginásio Poliesportivo.
Para Helen Brito, gerente de relações institucionais da ABREE, a participação ativa da comunidade no descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos é importante para atenuar os impactos ambientais negativos resultantes da disposição inadequada desses materiais. “Uma cultura de descarte responsável não só diminui a contaminação do solo e da água por substâncias tóxicas presentes nesses equipamentos, mas também preserva os recursos naturais”.
Este evento marca o início da parceria entre a ABREE e a Fundação do ABC, com 32 novos pontos de recebimento que estarão disponíveis para a população em unidades de saúde, como o Hospital Anchieta, Hospital de Clínicas Municipal José Alencar, Hospital de Urgência e Hospital da Mulher. A ideia é terminar o ano com novos pontos, incluindo algumas UBSs em São Paulo.
Para aqueles que não puderem participar da ação, é possível descartar esses resíduos nos pontos de recebimento da ABREE, inclusive, nesses novos da parceria firmada com a Fundação do ABC.
No site da associação, é possível encontrar o local mais próximo ao realizar uma busca utilizando o CEP residencial e ter acesso a uma lista completa de quais produtos podem ser descartados. Essa rede é composta por mais de 4,7 mil pontos de recebimento em mais de 1,3 mil municípios. No Estado de São Paulo, por exemplo, conta com 1099 pontos de recebimento.