Apesar de a educação ambiental estar em destaque no momento, muita gente pode se perguntar, ainda, como discutir e ensinar sobre este assunto pode ajudar, de forma positiva, toda a população. Por isso, neste conteúdo preparado pela ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – vamos abordar como a educação ambiental pode ajudar a população.

 

Para começar, é preciso informar que a educação ambiental é uma área que entende os princípios e a importância do ensino da sustentabilidade. Ela é formada por um conjunto de práticas com foco na conscientização da sociedade. Essas práticas são estabelecidas por valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, sendo de extrema importância para a formação de cidadãos ambientalmente informados.

 

Existe uma lei

 

Para quem busca entender como a educação ambiental pode ajudar a população, é importante notar que há uma lei específica para este assunto: a nº 9.795, de 27 de abril de 1999, denominada PNEA (Política Nacional de Educação Ambiental), decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República.

 

Esta lei, apesar de ter como principal foco a educação formal, não há uma restrição somente a este assunto, visto que a educação ambiental é um segmento que busca inserir os indivíduos de forma participativa, democrática e humanista em questões ambientais para que eles sejam capazes de compreender a relevância do trabalho de conscientização, diante das necessidades sustentáveis da nossa sociedade. Além disso, estimula atitudes e soluções (humanas e industriais) que proporcionam um equilíbrio entre meio ambiente, sustentabilidade e conservação.

 

Educação ambiental até dentro das empresas

 

Falar sobre como a educação ambiental pode ajudar a população é mostrar que este assunto está inserido até dentro das empresas. Atualmente, questões como ESG (Environmental, Social & Governance) mostram-se cada vez mais presentes, principalmente, no âmbito corporativo. Empresas veem a necessidade de aderirem aos critérios ambientais, trabalharem estas questões junto à sociedade, por meio da educação não formal, visando o benefício de seus impactos positivos e a melhoria de percepção dos seus investidores e consumidores.

Alguns dos assuntos abordados geralmente incluem práticas como redução e gerenciamento de emissões de resíduos sólidos, logística reversa e reciclagem. Essas ações são capazes de engajar e conscientizar também os colaboradores, abrindo portas para que a empresa desenvolva parcerias e se torne mais atrativa no mercado.

 

Nesse mesmo sentido, a formação de pessoas preocupadas com as questões ambientais, permite alcançar soluções inteligentes a partir de aspectos econômicos, psicológicos, legais, sociais, científicos, culturais, políticos, ecológicos e éticos. E colabora para que haja um aumento de iniciativas neste sentido, formando um grande ciclo de práticas sustentáveis.

 

Contribuições da educação ambiental

 

Ao ser aplicada de forma constante, a educação ambiental não formal contribui para o fomento de práticas de:

  • Campanhas de conscientização;
  • Palestras sobre o meio ambiente;
  • Divulgação de práticas sustentáveis;
  • Formação de grupos de discussões ambientais;
  • E cartilhas sobre educação ambiental.

 

Tais ações são capazes de mudar comportamentos em relação à sustentabilidade, como a reflexão e diminuição do uso de recursos naturais do planeta, o descarte ambientalmente adequado e estímulo ao consumo consciente.

 

A relação da educação ambiental entre ser humano e meio ambiente

 

Agora você já sabe como a educação ambiental pode ajudar a população e para a gerente Relações Institucionais da ABREE, Helen Brito, com todos os tópicos abordados anteriormente neste conteúdo, entende-se que “a educação ambiental promove a inter-relação entre o ser humano e o meio ambiente, formando cidadãos que caminham rumo a um desenvolvimento sustentável. E, para isso, é necessário a participação de todos para a conservação do planeta, a fim de evitar danos ao meio ambiente e à saúde humana. A responsabilidade ambiental não formal é desenvolvida por meio do aprendizado, preocupando-se com o futuro da humanidade”.