A reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos é um assunto que se faz cada vez mais necessário na sociedade, em prol da proteção do meio ambiente e também da criação de condições de geração de mais empregos e rendas com a chamada Logística Reversa.

A Logística Reversa no Brasil está formulada no Decreto Federal 10.240/2020, o qual faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos. É por meio dela que os eletroeletrônicos e eletrodomésticos em fim de vida útil poderão ter suas partes realocadas na cadeira produtiva.

Mas, como fazer para que meus eletroeletrônicos e eletrodomésticos velhos ou sem uso sejam corretamente descartados e reciclados? Como encontrar locais de reciclagem de eletroeletrônicos  perto de você?

É para responder a estas questões que a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, ABREE, produziu este conteúdo.

 

O que é a ABREE?

A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, ABREE, foi criada em 2011 com o propósito de colocar em prática os conceitos que estão contidos no Decreto Federal 10.240/2020 da Política Nacional de Resíduos Sólidos sobre a reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos em fim de vida útil.

Iniciativas pelo Brasil

Para isso, a ABREE tem apoiado ações por todo o Brasil para que a sociedade civil, o setor privado e o poder público possam descartar corretamente estes produtos para serem destinados a empresas parceiras especializadas na Logística Reversa.

Pontos de recebimento

Além de ações pontuais de conscientização sobre a correta destinação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos sem uso , a ABREE também tem sob sua responsabilidade a gestão de quase 5 mil  pontos de recebimento em mais de 1,4 mil municípios brasileiros.

Nestes espaços, a população pode deixar seus produtos que serão encaminhados para o processo da Logística Reversa como prevê o Decreto Federal 10.240/2020.

 

Por que os pontos de recebimento são importantes?

Os pontos de recebimento criados pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, ABREE, são importantes, porque são espaços especialmente preparados em parceria com empresas e governos para que seja um centro de destinação destes produtos em final de vida útil.

Desta forma, a ABREE cria condições para a conscientização sobre a importância da Logística Reversa na:

 

  • preservação do meio ambiente;
  • geração de emprego e renda.

 

Quais são os eletroeletrônicos e eletrodomésticos que podem ser descartados?

Nos pontos de recebimento presentes em mais de 1,4 mil municípios brasileiros e que estão sob a gestão da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, ABREE, os produtos que são recebidos nestes espaços são por exemplo:

 

  • de fones de ouvido;
  • até os de linha branca (geladeira, fogão etc).

 

Para saber mais sobre quais são os eletroeletrônicos e eletrodomésticos que podem ser descartados nos pontos de recebimento da ABREE, clique aqui.

 

Onde fica o ponto de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos da ABREE mais perto de mim?

Graças aos esforços dos gestores da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, ABREE, os pontos de recebimento estão presentes em mais de 1,4 mil municípios brasileiros, com expectativa de aumento deste número brevemente. Este movimento pela Logística Reversa, a reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodoméstico, mostra que a conscientização é o melhor caminho para a construção de uma sociedade mais justa e alinhada às mais modernas práticas e políticas socioambientais.

Para saber qual é o ponto de recebimento da ABREE mais próximo de você, basta informar seu CEP aqui.