Você tem uma geladeira sem uso em casa? Com o avanço da tecnologia e a constante busca por eficiência energética, muitas pessoas estão substituindo suas geladeiras antigas por modelos mais modernos e econômicos. No entanto, ao fazer essa troca, muitas pessoas se questionam sobre qual é o procedimento correto a seguir. 

 

Por isso, neste conteúdo preparado pela ABREE, vamos explicar como fazer o descarte correto de geladeiras.

 

O presidente da entidade, Nilson Maestro, explica que as geladeiras fazem parte da linha branca e contêm substâncias químicas nocivas, como o gás refrigerante e o óleo lubrificante, que podem causar danos ao meio ambiente se não forem descartadas corretamente. “Além disso, esses produtos geralmente possuem componentes eletroeletrônicos que precisam ser reciclados de maneira apropriada para evitar a contaminação do solo e da água".

 

Portanto, descartar adequadamente esses eletrodomésticos é fundamental para evitar impactos ambientais negativos e garantir a segurança de todos. 

 

Pensando nisso, o presidente orienta como os consumidores podem descartar de forma adequada geladeiras e freezers. Confira:

 

  • Consulte o site da ABREE: A associação disponibiliza informações detalhadas sobre o descarte adequado de eletroeletrônicos e eletrodomésticos em seu site. Além disso, conta com um mecanismo de busca de pontos de recebimento mais próximos da sua localidade. Acesse https://abree.org.br/.

 

  • Participe de campanhas de reciclagem: Fique atento às campanhas promovidas pela ABREE e outras organizações voltadas para a reciclagem de eletrodomésticos. Essas ações ocorrem em diversos municípios do país.

 

  • Informe-se sobre a logística reversa: Em algumas regiões, a logística reversa é uma prática obrigatória para fabricantes e importadores de eletrodomésticos. Informe-se sobre os procedimentos e locais de descarte disponíveis por meio desse sistema nos sites das prefeituras ou entidades gestoras.