Muitas pessoas ainda subestimam a importância do descarte adequado de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Esses produtos, cruciais no cotidiano por oferecerem conforto e eficiência, requerem um descarte cuidadoso para contribuir positivamente com o meio ambiente e a sociedade. 

  Esses aparelhos podem conter substâncias nocivas em seus componentes, representando um perigo para o meio ambiente e saúde humana quando descartados inadequadamente. Além disso, contêm materiais recicláveis que, se não forem devidamente processados, resultam em perda de recursos naturais valiosos. 

  Considere a geladeira, um equipamento comum em muitos lares. Além de materiais recicláveis, a geladeira contém fluidos refrigerantes e óleos que podem causar danos ambientais se não tratados corretamente. O processo de reciclagem de uma geladeira envolve várias etapas específicas: 

  •  Retirada do fluido refrigerante: Primeiramente, o fluido é extraído do compressor. 
  •   Trituração: A geladeira é triturada para separar os materiais e gases contidos no sistema de isolamento térmico. 
  •   Tratamento dos gases: Os gases são tratados termicamente, gerando uma solução levemente ácida, aproveitável pela indústria química. 
  •   Separação dos materiais reutilizáveis: Por fim, materiais como ferro, plástico, cobre e alumínio são separados e encaminhados para reciclagem. 

  A preservação do meio ambiente e da saúde humana são urgentes, e a adoção de práticas apropriadas de descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos é crucial nesse esforço. Programas de reciclagem, pontos de recebimento especializados e parcerias entre governos, organizações e fabricantes são fundamentais para garantir que esses itens sejam desmontados e processados de forma ambientalmente correta. 

  A ABREE, atuando em diversas capitais e regiões do Brasil, é um exemplo desse compromisso. A conscientização da população também é vital, pois educa os consumidores sobre os perigos do descarte inadequado e informa sobre as opções disponíveis, incentivando práticas mais responsáveis.