Processo de logística reversa precisa da conscientização do consumidor

Processo de logística reversa precisa da conscientização do consumidor

O varejo sempre está em busca de realizar promoções para atrair o público e aumentar o volume de vendas. E nestes períodos, como no Dia do Consumidor (15/03), os itens mais buscados nos últimos anos têm sido os eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Todos queremos ter nossas vidas, casas, trabalhos e lazer facilitados por estes produtos que cada vez mais têm nos ajudado em diversas tarefas do cotidiano. Mas, como ficam os eletroeletrônicos e eletrodomésticos em fase final de vida útil? Qual a forma correta de realizar o descarte?

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PRNS) em conjunto com o Decreto Federal 10.240/2020, os eletroeletrônicos e eletrodomésticos devem ser reciclados em um processo chamado logística reversa. Esse procedimento busca reinserir os produtos pós-consumo em novas linhas de produção, gerando uma cadeia sustentável com oportunidades de emprego e renda para economia.

Visto que o consumidor tem um papel fundamental neste processo, sendo o ponto de partida para realização do descarte correto dos equipamentos e diante da ausência deste comportamento acarreta diversos impactos negativos para saúde humana e ambiental.  A ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos - trabalha desde 2011 com foco na conscientização da população para criar uma cultura de descarte dos resíduos de forma sustentável.

Para conhecer o trabalho da ABREE em seus mais de 5 mil pontos de recebimento em quase 1,4 mil municípios brasileiros, e para também ficar por dentro de todas as ações que são apoiadas pela entidade, clique aqui.