Quer saber onde aconteceram os drive-thrus para descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo deste mês? A ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) e a Prefeitura de Jaú (SP), realizaram a ação, com o objetivo de incentivar o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para prevenir danos ao meio ambiente e à saúde humana. A campanha aconteceu no dia 11 de maio, na Praça do Centenário (Beco).

Além disso, a entidade gestora também promoveu a mesma campanha, pela quarta vez, em parceria com a Prefeitura de Manaus (AM), no final do mês (25/05), no Passeio do Mindú.

No drive-thru, os munícipes puderam descartar os seguintes equipamentos:

  • Celulares;
  • Fones de ouvido;
  • Geladeiras;
  • Máquinas de lavar;
  • Ares-condicionados;
  • Televisores;
  • Secadores;
  • Batedeiras;
  • Fogões;
  • Micro-ondas;
  • Ferramentas;
  • Equipamentos de informática;
  • Rádios;
  • Videogames e consoles;
  • Entre outros.

Ação pioneira em Jaú

A ação ocorreu pela primeira vez no município e o secretário de Meio Ambiente Giovani Mineti Fabrício classificou a parceria entre Prefeitura, UNOESTE e a ABREE como iniciativa de extrema importância, haja vista que fomenta o descarte correto e garante a destinação ambientalmente adequada de um tipo de resíduo cada dia mais presente em nosso cotidiano.

“Nós sabemos que todas as casas, em algum espaço, têm um aparelho movido à eletricidade, que não funciona mais e as pessoas não sabem como descartar”, explica.

Campanha em Manaus

“O engajamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a participação ativa da população local foi fundamental para o sucesso das campanhas em Manuas. Nosso objetivo é continuar sensibilizando um número cada vez maior de pessoas sobre a importância da reciclagem destes equipamentos, considerando os danos ambientais causados pelos seus componentes”, explica Helen Brito, gerente de relações institucionais da ABREE.

A gerente também afirma que, segundo o último relatório da ONU, o Brasil é o principal gerador de resíduos na América do Sul, com cerca de 2,4 milhões de toneladas. “Nesse contexto, o trabalho realizado em parceria com as prefeituras desempenha um papel fundamental, trazendo impactos diretos para a preservação do meio ambiente. O drive-thru foi planejado com o objetivo de conscientizar a população local e simplificar o processo de reciclagem, oferecendo uma alternativa acessível aos moradores de Jaú e Manaus”, destaca.

E quem não pôde participar do drive-thru para descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos?

Para aqueles que não puderam participar diretamente do drive-thru para descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, tanto em Manaus quanto em Jaú, a ABREE oferece o serviço por meio de coletores permanentes. O Estado do Amazonas, por exemplo, conta com mais de 30 pontos de recebimento. Somente em Manaus, esse número chega a 25 pontos.

No entanto, isso é apenas uma parte de um cenário mais amplo. Em todo o Brasil, a ABREE mantém uma rede com mais de 3,4 mil pontos de recebimento, distribuídos por mais de 1,3 mil municípios.

No site da associação, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP. Além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros.

O papel da ABREE com o drive-thru para descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo

A ABREE, como entidade gestora, tem papel significativo em assegurar que todos os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores sejam destinados de forma adequada e em conformidade com a legislação. Essa atuação não apenas assegura o cumprimento das leis ambientais, mas também gera um impacto positivo no bem-estar do meio ambiente e da sociedade.