O conceito de economia circular ganhou destaque como um fator fundamental para promover a sustentabilidade. Trata-se de um modelo econômico que busca não apenas minimizar resíduos e seus impactos, mas também maximizar o valor dos recursos ao manter o uso prolongado de produtos, materiais e componentes de diferentes setores.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2022, o volume de resíduos eletrônicos alcançou a marca de 62 milhões de toneladas no quadro global. Entretanto, apenas cerca de 22,3% desse montante foi devidamente coletado e reciclado, o que equivale a aproximadamente R$ 309 bilhões em recursos naturais não aproveitados. Esta situação não só compromete a contabilidade desses recursos, mas também aumenta os riscos de poluição.

Implementação da economia circular na indústria

Com isso, dentro da indústria de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, a implementação da economia circular se torna fundamental. Essa abordagem tende a desconsiderar o modelo linear de "produzir, usar e descartar" e adotar práticas que valorizem a redução, reutilização e reciclagem desses produtos, minimizando assim os efeitos negativos ao meio ambiente.

Produtos obsoletos, muitas vezes descartados prematuramente, contribuem para uma montanha crescente de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, enquanto a remoção de matérias-primas continua a exercer pressão sobre o meio ambiente. Ações ambientalmente conscientes são capazes de reduzir os impactos ambientais e oferecer oportunidades significativas para inovação e eficiência.

 

Estratégias para empresas

São várias as estratégias para as empresas adotarem a economia circular e começarem a promover a sustentabilidade através desta prática. Abaixo, citamos algumas delas:

  • Design sustentável: desenvolvimento de projetos de produtos com foco na facilitação da desmontagem, reciclagem e padronização na produção.
  • Serviços de reparo: oferta de assistência técnica, reparos e reposição de peças para prolongar a vida útil dos produtos.
  • Responsabilidade do fabricante: promoção da responsabilidade do fabricante ao longo do ciclo de vida do produto.
  • Infraestrutura sustentável: investimento em infraestrutura para a correta disposição de componentes naturais, visando a sustentabilidade.

 

Ações para consumidores

Não somente as indústrias de eletroeletrônicos e eletrodomésticos podem promover a economia circular, mas os consumidores também. Abaixo, separamos algumas ações que são possíveis, veja só:

  • Consumo consciente: adoção do consumo consciente, favorecendo produtos com alta durabilidade e fontes de fornecedores que integram práticas ESG como parte fundamental de sua operação.
  • Priorização de produtos reciclados: priorizar produtos que tenham passado por processos de reciclagem, contribuindo para reduzir a demanda por matéria-prima e promovendo a economia circular.
  • Reciclagem domiciliar: engajamento na prática da reciclagem domiciliar, realizando a separação e descarte adequados dos resíduos para facilitar a logística reversa.
  • Participação em programas de descarte responsável: participação ativa em programas de descarte responsável, utilizando pontos de recebimento especializados disponíveis para diferentes tipos de resíduos, como o da ABREE para eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

 

Benefícios das práticas sustentáveis para o meio ambiente

A gerente de Relações Institucionais da ABREE, Helen Brito, destaca que estas práticas para implantar a economia circular dentro das empresas e a partir de ações dos consumidores, oferecem benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também para a qualidade de vida humana. “Isto possibilita a redução de resíduos, conservação de recursos naturais e prevenção da contaminação da água. Além disso, tendem a promover, cada vez mais, a inovação entre as empresas, promovendo a competitividade no mercado global por meio da criação de propostas e ações sustentáveis. Investir na transição para a economia circular é uma escolha inteligente e responsável para o futuro de nosso planeta e de nossa economia”, finaliza.