Greenwashing inverte a lógica para o avanço dos negócios relacionados  à proteção do meio ambiente

Greenwashing inverte a lógica para o avanço dos negócios relacionados à proteção do meio ambiente

Uma das missões da ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos é construir pontes entre a sociedade civil, a iniciativa privada e o poder público para a criação de ações que tenham como objetivo destinar corretamente os equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos em fase final de vida útil para serem reinseridos em novas cadeias produtivas.

Desta forma, incentiva a criação de parcerias, vagas de emprego e oportunidades econômicas. Entretanto, a forma de informar erroneamente é chamada de Greenwashing, cuja tradução pode ser “lavagem verde” ou até mesmo “maquiagem verde”, o que prejudica os avanços do setor de sustentabilidade.

Segundo a perspectiva de diretores de investimentos, gerentes e analistas no relatório anual da Global Investor Survey 2022, desenvolvido pela PwC Brasil, 91% dos investidores brasileiros acham que os relatórios das corporações podem ter Greenwashing. Já na média mundial, esse valor reduz para 87%.

Esses dados são preocupantes e devem ser reduzidos com ações que confirmem a importância das práticas sustentáveis em todas as etapas de produção, consumo e pós-consumo. Para isso, relacionamento com entidades do setor de sustentabilidade pode colaborar com as companhias que desejam avançar ecologicamente nos negócios.

Neste sentido, a ABREE está de portas abertas para ajudar as organizações, no planejamento e gerenciamento de ações internas, junto ao público e o consumidor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, sendo a responsável por administrar mais de 5 mil pontos de recebimento em quase 1,4 mil municípios brasileiros.