ABREE participa deste movimento como parceira na gestão

Um dos objetivos da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, ABREE, é fomentar ações para que o reuso destes equipamentos e seus derivados possa acontecer, envolvendo a sociedade, empresas e governos na geração de emprego e renda, além da conscientização à favor do meio ambiente.

Este processo tem sido realizado com sucesso no Estado de Minas Gerais, no qual já possui seis municípios em que a Logística Reversa já está implantada. Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Betim e Montes Claros contemplam o que está previsto no Decreto Federal 10.240/2020. Em julho, será a vez de Uberaba receber a Central de Logística Reversa.

Este decreto faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos pela qual a ABREE tem atuado em várias frentes, sendo a responsável por quase 3,7 mil pontos de recebimento em todas as regiões do Brasil.

O presidente da ABREE, Sérgio de Carvalho Maurício, comenta sobre o objetivo das centrais “é garantir que funcionem como ponto de recebimento desses produtos que são depositados em coletores espalhados Brasil afora. A partir daí temos a certeza que o produto vai ser realmente levado para um local adequado. Assim, o trabalho que se inicia com um consumidor consciente vai, de fato, contribuir para o meio ambiente de duas maneiras. Primeiro garantindo a destinação correta desses materiais; segundo, reinserindo esses itens em algum processo de produção, gerando emprego e renda em toda uma cadeia”, explica.

Com relação a Minas Gerais, a ABREE é parceira do Estado na recepção dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que são encaminhados para as duas centrais administradas pela associação e empresas parceiras. A partir deste ponto, o material é enviado para o desmonte legal, reinserindo-o na cadeia produtiva.

Veja mais detalhes sobre a parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos e o Estado de Minas Gerais em matéria do Diário do Comércio, de Belo Horizonte (MG), de 22/06/2022, clicando aqui.