Fruto da parceria da ABREE com Ministério do Meio Ambiente, Estados, municípios e empresas

A busca por ampliar a logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no Brasil tem ganhado cada vez mais impulso. Tal feito é encabeçado pela ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, em parceira com o Ministério do Meio Ambiente, Estados, municípios e empresas.

O mais recente marco da evolução da aplicação do Decreto Federal 10.240/2020 é a inauguração da 24ª Central de Logística Reversa, que está instalada em Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Espaços como este comportam até oito toneladas de equipamentos que serão destinados corretamente a empresas que os recolocarão no sistema produtivo. Com isso, ganha o meio ambiente, a sociedade e os trabalhadores com mais emprego e geração de renda.

O presidente de ABREE, Sérgio de Carvalho Maurício mostra que esta evolução só tem a melhorar a relação do homem com a natureza. “As inaugurações das centrais nas capitais representam um marco importante para logística reversa no Brasil, já que o objetivo é garantir que funcionem como ponto de recebimento de resíduos eletrônicos que são depositados em coletores espalhados pelo Brasil afora. Além disso, as centrais ainda trazem algumas vantagens: criam empregos, preservam os recursos naturais, evitam a poluição, contribuem para a redução do consumo de energia elétrica e água, e para a diminuição das emissões dos gases de efeito estufa”, disse.

Histórico – Para que a ABREE possa contabilizar mais de 3,8 mil pontos de recebimento em mais de 1,2 mil municípios brasileiros, a associação começou os trabalhos em 2020. Após um ano de tratativas, Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, se tornou, em 2021, a primeira capital do país a receber o projeto de Logística Reversa. De lá para cá, a conscientização se espalhou e chegou a 24 capitais e no Distrito Federal.

Para saber mais sobre as ações da ABREE e de seus parceiros em prol da reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, clique aqui.