Quando pensamos no descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos em fim de vida útil, poucas são as respostas práticas de como fazê-lo. De acordo com o Decreto Federal 10.240/2020 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, este processo deve ser específico e gerido por empresas ou organizações especializadas na Logística Reversa.

A Logística Reversa é a melhor opção que responde à questão “Por que a reciclagem de eletroeletrônicos é importante para o meio ambiente?”. Neste conteúdo você vai conhecer as principais informações com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, ABREE.

 

 

 

O que é o Decreto Federal 10.240/2020?

O Decreto Federal 10.240/2020 faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos e determina a aplicação da Logística Reversa para a reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Com a Logística Reserva, estes produtos em fim de vida útil e de uso doméstico serão corretamente destinados à empresas parceiras especializadas em separar todas as suas partes e devolvê-las para a cadeia produtiva.

Desta forma, a Logística Reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos prevista neste decreto, e pelo qual a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos foi criada, permite que estas partes sejam realocadas para a fabricação de novos produtos, fazendo com que se crie:

 

  • uma cadeia de empregos;
  • novas possibilidades de geração de renda;
  • estímulo para a proteção do meio ambiente.

 

Quais são os eletroeletrônicos e eletrodomésticos que podem ser reciclados?

De acordo com a ABREE, todos os eletroeletrônicos e eletrodomésticos em fim de vida útil e de uso doméstico podem ser reciclados! 

Por isso, se você tem tais equipamentos sem uso, desde fones de ouvido até geladeira, por exemplo, descarte-os corretamente para que a Logística Reversa possa acontecer e a proteção ao meio ambiente ganhe mais adeptos.

 

Onde descartar?

A reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos é importante para o meio ambiente, porque muitas de suas partes são feitas com metais pesados que, em contato com a água e a terra, podem contaminá-las.

Para evitar tais acidentes, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, ABREE, criou os Pontos de Recebimento: espaços preparados para receber todos estes equipamentos que são encaminhados para empresas especializadas na Logística Reversa.

Já são quase Pontos de Recebimento em 1,4 mil municípios brasileiros. Confira aqui o mais próximo de você!

 

Qual a atuação da ABREE na reciclagem de eletroeletrônicos eletrodomésticos?

Além da Associação Brasileira de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, ABREE, ser a responsável por instalar e gerir, com a parceria dos órgãos públicos municipais e da iniciativa privada, os Pontos de Recebimento, a associação também apoia outras ações.

Estas ações apoiadas pela ABREE acontecem de forma pontual e têm como objetivo a conscientização da sociedade sobre a importância para o meio ambiente da reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos

De Norte a Sul do Brasil, iniciativas como estas apoiadas pela ABREE ajudam a promover mais qualidade de vida pelo descarte correto e previsto no Decreto Federal 10.240/2020 da Política Nacional de Resíduos Sólidos que determina como a Logística Reversa deve ser aplicada como um meio de fazer com que a reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos contribua com o meio ambiente.

 

Importância da reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos para o meio ambiente

Como você viu neste conteúdo preparado pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, ABREE, a Logística Reversa prevista no Decreto Federal 10.240/2020 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, é o melhor caminho para ajudar na proteção do meio ambiente, mas também para gerar mais empregos e renda.

Para utilizar de todo este potencial, a ABREE está aberta para novas parcerias, seja para a instalação de Pontos de Recebimento ou para a realização de ações pontuais. Para saber mais como a reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos é importante para o meio ambiente, acesse aqui.