Evento promovido pela ABREE em parceria com Prefeitura de Porto Alegre e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU)

Evento promovido pela ABREE em parceria com Prefeitura de Porto Alegre e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU)

Cada vez mais tem crescido os esforços que visam o recolhimento e descarte correto dos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e seus componentes em fase final de vida útil. Estas ações fazem parte das diretrizes do Decreto Federal 10.240/2020 e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e que contam com apoio e gestão da ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos.

Diante disso, a próxima campanha com a marca da ABREE acontecerá na capital gaúcha, Porto Alegre. No dia 15 de abril, das 10h às 17h, no Parque Moinhos de Vento (Parcão) estará disponível um ponto de recebimento. Deste modo, os moradores da região poderão levar desde fone de ouvidos a geladeiras para o descarte, dando início ao processo de logística reversa.  

Para a gerente de Relações Institucionais da ABREE, Helen Brito, ações como estas contribuem para a conscientização coletiva, a preservação do meio ambiente e geração de empregos e renda. “Quando acontece o descarte correto desses resíduos pela população, é possível reduzir o risco da poluição e emissão de gases danosos que afetam os rios, mares e vias. Tudo isso por meio da logística reversa, que busca reinserir os produtos em novos ciclos de vida. Ressalto que esse processo traz tanto melhorias ao meio ambiente como benefícios para os cidadãos, devido à, oportunidades geradas com a criação de novos empregos e movimentações financeiras para região”.

Além dessas iniciativas a ABREE também é responsável pela gestão de mais de 5 mil pontos de recebimento presentes em quase 1,4 mil municípios brasileiros. Você pode conferir o ponto mais próximo, acessando aqui.