Sobre resíduos sólidos na revista Valor Setorial, edição especial de sustentabilidade

A matéria “Três milhões de lixões a céu aberto”, do jornal Valor Econômico, escrita pela jornalista Rosângela Capozoli e divulgada no especial de sustentabilidade, na última edição da revista Valor Setorial, discute a necessidade de cada vez mais ações que crie consciência no poder público, na sociedade e no setor privado sobre o descarte e manuseio correto dos resíduos.

Dentro deste cenário, se torna cada vez mais importante a criação de oportunidades de reciclagem que, além de contribuir com o meio ambiente, fomenta a geração de emprego e renda em novos tipos de negócios. E neste contexto que a ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, atua.

A associação tem criado parcerias em todo o Brasil para abertura de pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos que são encaminhados para o descarte correto, a fim de que partes destes produtos voltem para a cadeia produtiva, no que é chamado de Logística Reversa, prevista no Decreto Federal 10.240/2020 da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para o presidente da ABREE, Sergio de Carvalho Mauricio, “a principal dificuldade é a participação do consumidor. (...) daí a necessidade da criação de uma cultura de descarte ambientalmente correta”.

 

Estas ações são exemplificadas pelo Valor Econômico, usando os cases de duas empresas parceiras da ABREE: a Panasonic com a Política de Troca&Reembolso e o Magazine Luiza que disponibiliza o total de 400 lojas da rede para que clientes deixem os eletrodomésticos e eletroeletrônicos no fim da vida útil, ação que já recolheu quase duas toneladas.