Sérgio de Carvalho Maurício participou de matéria da RPC TV

A afiliada da Tv Globo no Estado do Paraná, a RPC TV, no quadro “Recicla RPC” do jornal “Meio Dia” na edição de 09 de março de 2022, contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônico e Eletrodomésticos, ABREE.

Na oportunidade, Sérgio de Carvalho Maurício apresentou os benefícios sociais e ambientais da correta destinação destes produtos que já não têm mais uso ou estão quebrados, o que é chamado de Logística Reversa. “Cada produto têm materiais diferentes que os compõem. E estes produtos oferecem riscos à saúde humana e ao meio ambiente e são de difícil degradação”, disse.

A Logística Reversa dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos faz parte da Política Nacional de Reciclagem pelo Decreto Federal 10.240/20. Com ela, a destinação destes produtos em desuso é garantida em pontos de recolhimento corretos e destinados a empresas especializadas, a fim de que tais materiais voltem a ser usados.

A matéria ainda mostra um aplicativo para celular chamado “RPC Recicla” que apresenta quais os pontos de recolhimento mais próximos do usuário. Desta forma, a Logística Reversa cria a consciência social, ambiental e também gera empregos e renda.

Por isso a importância da conscientização do consumidor final para que ele entregue este produto nesses pontos de recebimento, como chamamos de ‘Pontos de entrega voluntária’, para que este produto siga o seu caminho muito mais honroso e tenha um final que permita a reinserção na cadeia produtiva. O que além de gerar empregos verdes, ainda permite a redução de consumo de matérias primas virgens e não renováveis”, finaliza o presidente da ABREE, Sérgio de Carvalho Maurício.