A conscientização como instrumento para conservação do meio ambiente

A conscientização como instrumento para conservação do meio ambiente

Um dos pilares de atuação da ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos - é, sem dúvida, a educação ambiental. Afinal, os esforços de conscientização sobre o descarte adequado dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos vão de encontro com o que a PNEA coloca como prerrogativa.

Estabelecida pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República, ela   tem como objetivo criar processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade construam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente em busca da qualidade de vida responsável e sustentável.

Para avançar na educação ambiental é necessário que todos os entes da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada unam forças para, de acordo com o presidente executivo da ABREE, Sergio de Carvalho Maurício, “(...) mudar o comportamento da população, aumentar a consciência sobre o impacto de nossas atitudes no meio ambiente e permitir a construção de um planeta mais sustentável”.

Este tem sido uns dos desafios da ABREE desde 2020, quando foi sancionado o Decreto Federal 10.240 da Logística Reversa dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Desde então, parcerias pelo Brasil têm sido criadas, disponibilizando mais de 5 mil pontos de recebimento em quase e 1,4 mil cidades para a correta destinação destes produtos em fase final de vida útil.