Para ajudar você a liberar espaço dentro de casa e contribuir com o meio ambiente, a ABREE preparou algumas orientações sobre onde realizar o descarte adequado de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Com isso, é possível adotar um consumo mais responsável no momento de substituir esses produtos. 

Helen Brito, Gerente de Relações Institucionais da ABREE, destaca que o descarte responsável é uma prática importante para preservar o meio ambiente e garantir que recursos valiosos sejam reaproveitados de maneira eficiente: “Diante dessa dinâmica, a ABREE tem a missão de fornecer informações fundamentais para orientar os consumidores sobre o descarte adequado de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental e o ciclo eficiente de reciclagem”.

Portanto, após concluir o processo de separação dos itens destinados ao descarte, basta procurar um ponto de recebimento para efetuar a entrega dos equipamentos. Para isso, a ABREE destaca três formas pelas quais os consumidores podem realizar o descarte responsável de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Confira: 

Pontos de Recebimento: 

Existem pontos específicos para o descarte desse tipo de resíduo espalhados por todo o país, localizados em diversos municípios e geralmente encontrados em lojas de varejo. Para identificar o ponto mais próximo de você, consulte aqui. 

Campanhas de Arrecadação: 

A realização de campanhas de reciclagem, frequentemente organizadas por entidades gestoras em parceria com as prefeituras locais, é uma prática comum. Essas iniciativas têm como objetivo conscientizar sobre o descarte adequado, oferecendo durante o evento espaços dedicados à coleta dos equipamentos. 

Serviços de Coleta Domiciliar: 

Em determinadas regiões, está disponível o serviço de coleta domiciliar, simplificando o descarte de itens volumosos ao recolhê-los diretamente na residência do consumidor.