O tema economia circular foi escolhido pelo presidente da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), Sergio de Carvalho Mauricio, para o novo artigo intitulado “A economia circular em nosso cotidiano e sua importância no futuro”. O conteúdo foi publicado no dia 12/09/2021 no Blog do jornalista Fausto Macedo, na versão digital do jornal O Estado de S.Paulo.

De acordo com o executivo, a Economia Circular só será possível quando houver a “Otimização de processos, novas tecnologias e principalmente a crescente conscientização do consumidor serão vitais para que o conceito saia do papel e contribua para o desenvolvimento de uma sociedade melhor”. E este fato ainda é comprovado pelo estudo realizado pela Union + Webster, apontando que 87% dos brasileiros preferem produtos ou serviços de empresas sustentáveis, e 70% disseram que aceitariam que o preço fosse um pouco maior em relação a outras marcas.

Entre as condições para que a Economia Circular possa acontecer está a Logística Reversa, assunto que a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos é referência, quando se trata dos produtos pós-consumo. A cadeia que a associação tem criado ao longo dos últimos anos com empresas, poder público e a sociedade, gera empregos e conscientização. 

Com mais de 1.300 pontos de recebimento espalhados pelo Brasil, a previsão é que este número cresça ainda mais com o Decreto Federal nº 10.240/2020, que oficializa a política de Logística Reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. 

Sergio de Carvalho Mauricio termina o texto com uma mensagem de otimismo e chamamento ao trabalho. “O momento é de manter o foco e promover a consciência coletiva. Todos nós podemos e devemos colaborar, deixando um legado para as futuras gerações!”.

Para ler o texto completo no blog do jornalista Fausto Macedo na versão digital do jornal O Estado de S.Paulo, clique aqui.

Veja Também